quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Dia Mundial da Alimentação

No actual contexto de crise internacional o dia de hoje reveste-se de uma importância, ainda, mais trancendental.

São milhões os cidadãos que morrem ou passam fome enquanto alguns, poucos, iluminados - ou talvez, Illuminati -, fazem autênticos banquetes em resorts de luxo na Califórnia ou em salões engalanados de Monte Carlo para comemorar a salvação dos seus salários exclusivos que eles próprios se auto-atribuem.

Como diria Galbraith: A remuneração do presidente duma grande empresa não é uma recompensa do mercado pela qualidade do desempenho. Reveste frequentemente a natureza dum amigável e caloroso gesto pessoal dum indivíduo para consigo próprio.

Estes novos Senhores do Mundo, que se materializaram desde o fim do Colonialismo e sobretudo desde o fim do regime Soviético, com a visão de que tudo é mercado e tudo é transacionável, provocando o declínio da soberania dos Estados-Nação ao impor o primado da Economia sobre a Política, com a sua ganância e afã do lucro a todo o custo generalizaram a especulação provocando, ainda, mais miséria e - por absurdo que possa parecer no dealbar do séc. XXI - FOME.

Sem comentários: